fbpx

Um olhar atento para as mulheres

Neste Primeiro de Maio, um dia importantíssimo para todos nós Trabalhadores e Trabalhadoras do Senalba-CAX. (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Município de Caxias do Sul), através do Departamento Feminino, trouxe para reflexão sobre: Um Olhar Atento para as Mulheres Trabalhadoras.
A Classe das trabalhadoras, onde já é de costume ter seus direitos violados, sofrem com assédio sexual e moral, represálias dentro de seu ambiente de trabalho. Mulher aquela que não quer ser guerreira, só quer ter dignidade em seu local de trabalho podendo exercer sua profissão com respeito e dignidade.

Pensando nas mulheres trabalhadoras e a necessidade se fazer ouvir perante a sociedade, pedindo fim do silêncio e impunidade, em uma manifestação pacifica como forma de conscientização e orientação na violência contra mulher.

Merece destaque que as mulheres ainda recebem remunerações inferiores aos homens, mesmo com a proibição de tal prática estar prevista na Constituição Federal, na própria CLT, assim como as situações de duplo e triplo jornadas de trabalho, pois mulheres que além de atuarem no mundo do trabalho, educação, possuem cuidados para com a casa e família, temos outros exemplos de que lutas sociais que geraram direitos como o direito ao voto que aos homens era assegurado desde a Proclamação da República em 1889 e para as mulheres somente foi permitido em 1932.

Aos gritos de “não é não”, as pessoas participaram de uma manifestação cobrando o fim da violência e conscientizando a população sobre os direitos das mulheres na manhã deste dia o mal tem que ser tratado na raiz na raiz, quando o homem começa a indicar ser uma pessoa agressiva, querendo afastar a vítima da família, de amigos, determinando a permanência em casa para ir trabalhar, ou determinado que o salário seja direcionado a ele e são exemplos de violência. violência psicológica, emocional, é algo que acontece corriqueiramente.

Buscando encorajar umas às outras unificando todas as vozes em um grito por igualdade, respeito e segurança para as mulheres.
É hora de dizer basta à violência que ceifa vidas, sonhos e esperanças. Junte-se a nós para mostrar que cada vida perdida importa, que cada história merece ser contada e que a justiça deve ser a voz mais alta em nossa sociedade.
Vamos fazer a diferença coletivamente enquanto classe trabalhadora e dar o devido protagonismo que as mulheres devem ter, atuando sempre juntas!

Parabéns!
Diretoria do SENALBA

senalbacaxias.com.br @senalba_caxias (54) 3223-0322